Arte Cubista


Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. 

O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas. 

Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.

Cubismo no Brasil

Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti.

Questões

1- Na primeira fase do Cubismo, o francês Cézanne (1839 – 1906) reduziu a natureza a formas geométricas, como se fossem esferas, cones e cilindros. A realidade não mais se faria segundo impressões captadas pelos sentidos. A segunda fase foi a do “cubismo analítico”, cuja característica marcante é a decomposição dos seres de modo a tornar irreconhecível a figura, usando as formas geométricas. A terceira fase foi a do “cubismo sintético”, na qual os artistas usam pedaços de madeira, vidro, metal e outros materiais para compor seus trabalhos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do autor e o que descreve a obra representada na figura. 


(A) Matisse - A confusão de uma orgia medieval. 
(B) Pissarro - Uma manifestação popular em favor das novas poéticas propostas. 
(C) Picasso - O bombardeio nazista a uma determinada cidade espanhola. 
(D) Salvador Dalí - A representação de um sonho. 
(E) Kandinsky - Uma manifestação contra o fascismo italiano.

2- Quanto a este movimento marque uma única alternativa falsa.
( A  ) No Cubismo os objetos aparecem abertos, como se estivessem cortados em um plano frontal em relação ao expectador.
( B  ) Os artistas cubistas não tinham nenhum compromisso em representar com fidelidade a aparência real das coisas.
( C  ) O Cubismo foi dividido em duas tendências: Cubismo real e Cubismo irreal.
( D  ) Pablo Picasso foi o artista cubista que ficou mais conhecido mundialmente.

3- Ainda sobre o Cubismo julgue os itens que se seguem em (V) ou (F).
(   ) As obras cubistas ficam marcadas pelo fácil reconhecimento das figuras representadas.
(   ) No Cubismo foi utilizada uma técnica chamada colagem, que consistia em colar vários objetos à obra.
(   ) A obra de Pablo Picasso foi dividida em duas fases: a fase azul e a fase rosa.
(   ) Formas abstratas, realistas e irreais caracterizam o cubismo.

4- No Cubismo analítico:
(   ) As figuras são dispostas de forma quase incompreensível.
(   ) As figuras são bem nítidas.
(   ) As figuras são surreais.
(   ) Não existem figuras.

5- "Cézanne"é um dos autores mais importantes do modernismo, quanto a sua obra e seu movimento julgue os itens em (V) ou (F).
(   ) Para Cézanne, a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
(   ) A preocupação está em torno das formas que constituem a composição.
(   ) Toda representação artística deveria partir do pré-suposto real e não imaginário.
(   ) É historicamente conhecido como quem originou a estética abstracionista.

6- Em seus últimos trabalhos realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas.
(   ) Pablo Picasso   (   ) Cézanne   (   ) Rego Monteiro   (   ) Fernand Léger

7- Autor de muitas litografias.
(   ) Di Cavalcanti   (   ) Tarsila do Amaral   (   ) Anita Malfatti   (   ) Fernand Léger

8- Cite um dos pintores brasileiros que foi influenciado pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras.

9- Na obra "Les Demoiselles d'Avignon", há uma forte influência das esculturas africanas.
(   ) Verdadeira     (   ) Falsa


10- O nome Cubismo tem ligação com a:
(   ) Biologia   (   ) Antropologia   (   ) Física   (   ) Matemática



Um comentário: