O Expressionismo

                                                     A arte da primeira metade do século XX

O início do séc. XX ampliou as conquistas técnicas e o desenvolvimento industrial do séc. anterior, mas foi  marcado também por vários conflitos políticos: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a formação do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha.
Na primeira metade do séc. ocorreu ainda a Segunda Guerra Mundial. Na sociedade, acentuaram-se as diferenças entre as classes mais ricas e as mais pobres. Foi nesse contexto histórico que se desenvolveu a arte da primeira metade do século XX.

A pintura e a escultura

Desenvolveram-se tendências artísticas como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Abstracionismo, o Surrealismo e o Futurismo. Cada qual ao seu modo, elas expressaram as aflições e as esperanças da época.
Expressionismo

Este movimento artístico costuma ser resumido como: a deformação da realidade a fim de expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, valorizando a expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade.
Teve origem entre 1904 e 1905 na Alemanha, com um grupo chamado Die Brucke ("a ponte"). Desenvolveu-se como uma reação ao Impressionismo: enquanto este interessava-se pelas sensações provocadas pela luz, o Expressionismo procurava retratar as inquietações do ser humano do início do séc..
Em 1911, outro grupo, denominado Der Blaue Reiter (o cavaleiro azul), é formado.
Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar nas artes plásticas, Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. Outros:Anita Malfatti ( retratou em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens; usou cores fortes e violentas ), Lasar Segall ( uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio"), Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras).
O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vicent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, Edvard Munch autor da conhecida obra O "Grito".
1-
                         2
3
            4

5
        6
7       8
Questões

1- Em que contexto histórico o expressionismo se desenvolveu.
2- Relacione as imagens com os autores: ( Segall "Interior de Indigentes", "Emigrante Navio"; Anita Malfatti "O farol"; Tarsila "Manacá"; Goeldi "Abandono"; Munch" O Grito"; Van Gogh "Noite Estrelada", Auto-retrato").
3- Marque a alternativa correta.
( a ) Pontilhismo é característica expressionista
( b ) Estudo dos sonhos é característica expressionista.
( c ) Ataque ao psicológico é característica expressionista.
( d ) Estudo da luz é característica expressionista.
4- Marque a única alternativa incorreta.
( a ) Expressar as emoções humanas era uma das características do expressionismo.
( b ) Os expressionistas são considerados deformadores da realidade.
( c ) Foi um movimento em reação ao impressionismo, ou seja foi uma mudança no estilo da arte.
(d  ) A pintura é considerada uma pintura bela por fugir às regras tradicionais de equilíbrio da composição.
5- Verdadeira ou Falsa.
(  ) O Grito de Edvard Munch é uma obra perturbadora.
6- A doença, a loucura, e a morte foram os anjos negros que velaram sobre o meu berço...assim como Da Vinci dissecou cadáveres eu procuro dissecar a alma humana... palavras que aparecem no vídeo ditas por qual artista.
(a) Van Gogh     (b) Segall    (c) Portinari    (d) Munch
7- Qual dos artistas rompeu com o Impressionismo e com a academia criando uma nova estética artística.

Um comentário: